terça-feira, 14 de setembro de 2010

A música da minha vida

 Todas as coisas do universo são dotadas de um nível de energia que lhes é peculiar, com a música também é assim. Ela tem o poder incrível de nos tocar, de despertar sentimentos, emoções, de nos transportar para o passado e para o futuro num piscar de olhos, ou melhor, no fechar dos olhos. Ela penetra de tal forma na nossa mente que por vezes nos pegamos cantando, involuntariamente, uma música que nem nos agrada tanto, mas que de tanto ouvirmos acabamos absorvendo. De certo, a maioria de nós elege ou já elegeu uma música para determinado momento da sua vida. Seja aquela música que marcou as férias de julho, um relacionamento amoroso, a que cantavam quando criança ou simplesmente aquela que tocou no coração pela mensagem que conseguiu transmitir. Todos nós temos uma música que chamamos de "nossa", "essa é a minha música".
Eu sempre digo que minha vida tem trilha sonora e realmente é assim. Gosto de ouvir música não somente pelo o que ela desperta em mim, mais ainda, gosto de saber como ela surgiu, de que sentimento ou contexto ela brotou, da história do seu compositor que, assim como o poeta, consegue através das palavras expressar o que muitos de nós não conseguimos.
A música que marcou a minha vida e que eu chamo de minha é Noites com Sol, do cantor e compositor Flávio Venturini (parceria com Ronaldo Bastos). Flávio Hugo Venturini nasceu em Belo Horizonte e iniciou sua formação musical aos quinze anos estudando acordeão e piano na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Sua participação na vida artística profissional iniciou-se nos festivais de música dos anos 60 e 70. Teve participação em faixas de discos como o LP "Clube da Esquina" de Milton Nascimento. Em 1979 fez parte da banda 14 Bis, com a qual gravou vários discos; em 1982 simultaneamente a seu trabalho com o 14 Bis, começou sua carreira solo gravando o LP "Nascente". Em 1989 desligou-se do 14 Bis e continuou carreira solo; gravou em 1990 seu terceiro disco solo "Cidade Veloz" e em 1994 seu disco "Noites com Sol" ganhou seu primeiro Disco de Ouro e até hoje suas músicas têm sido gravadas por artistas importantes como Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Simone, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Beto Guedes e muitos outros. Além dos discos gravados, Flávio Venturini trilhou sua carreira musical sempre com grande sucesso e suas composições ultrapassam gerações.
Eu sou uma fã incondicional de Flávio Venturini, a primeira vez que ouvi a música Noites com Sol foi por volta dos meus sete anos, desde então ela me emociona e me faz viajar de uma forma que nem eu consigo explicar (...) Essa é a minha música,  a música da minha vida.


Ouvi dizer que são milagres
Noites com sol
Mas hoje eu sei não são miragens
Noites com sol
Posso entender o que diz a rosa
Ao rouxinol
Peço um amor que me conceda
Noites com sol


Onde só tem o breu
Vem me trazer o sol
Vem me trazer amor
Pode abrir a janela
Noites com sol e neblina
Deixa rolar nas retinas
Deixa entrar o sol


Livre será se não te prendem
Constelações
Então verás que não se vendem
Ilusões
Vem que eu estou tão só
Vamos fazer amor
Vem me trazer o sol
Vem me livrar do abandono
Meu coração não tem dono
Vem me aquecer nesse outono
Deixa o sol entrar


Pode abrir a janela
Noites com sol são mais belas
Certas canções são eternas
Deixa o sol entrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário