segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como Zaqueu...

Hoje eu vou falar um pouco de Zaqueu, Zaqueu que tanto cantamos nos templos, nas igrejas... Afinal, quem não conhece a música Faz um Milagre em Mim, do cantor e compositor Regis Danese? Essa música se tornou um hino entre os cristãos, diria até que ultrapassou qualquer diferença ou barreira que existam entre as religiões, não conheço uma pessoa sequer que já não tenha sido tocada por essa música. O que muitos não sabem é: quem foi Zaqueu? Para conhecermos um pouco mais dele, basta ler Lucas 19, 1-10, trecho que eu vou transcrever agora e em seguida a música.

"Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira pra ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa." Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar - se na casa de um pecador!" Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais." Jesus lhe disse: " Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido."

Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.
Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim

Zaqueu era um publicano cobrador de impostos (os publicanos eram, em geral, judeus que cobravam impostos de seus compatriotas em favor do Império Romano) que, assim como os demais cobradores de impostos, eram odiados e tidos como ladrões pela maioria do povo judeu. Eis que com a chegada de Jesus em Jericó, devido a sua baixa estatura, ele sobe numa figueira (planta que pode ser de grande porte), para vê - lo passar e, para sua surpresa, Jesus para em sua direção e pede a ele que desça, pois naquele dia iria se hospedar em sua casa. E Zaqueu recebe Jesus em sua casa. Vale ressaltar aqui a grande felicidade e a imensa honra que Zaqueu sentiu ao receber o Rei dos Reis em sua casa. Ele que por si só já se considerava um pecador, com toda a humildade que era possível naquele momento, diz ao Senhor: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais." E a resposta veio em alto e bom som, para que quem ali estivesse, pudesse ouvir: " Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido." Enquanto a multidão apontava o pecado de Zaqueu, Jesus, com sua sabedoria, resgatou aquele homem do pecado. "Entra na minha casa, entra na minha vida..." Jesus entra na casa de Zaqueu, entra na sua vida de tal forma que a partir daquele momento, a salvação se fez presente. De fato, Jesus veio buscar e salvar o perdido. Ele espera que nos entreguemos a Ele como somos e Ele é quem vai agir, nos transformando e nos modificando. Por isso, nunca impeça Jesus, nosso Deus, de entrar em sua casa. Não há graça maior, do que recebe - lo e deixa - lo fazer um milagre na nossa vida. Que assim seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário