segunda-feira, 7 de março de 2011

Não vê que o futuro é você quem faz?

Hoje eu resolvi falar do futuro, do tão falado e esperado futuro. Desses planos que fazemos para ele; planos de realização profissional, acompanhados de planos de estabilidade financeira, planos de ajudar as pessoas que amamos na esperança de que isso tudo traga fe-li-ci-da-de. E o presente, onde fica nesses planos? Resposta: Em último plano.
Adiamos para o futuro planos simples de vida, como o de viver bem e o de ser feliz. Assistindo um trecho do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin - filme de 1936 -, percebi que hoje, em pleno 2011, o homem não se difere muito daquele retratado no filme. Escravo, agora das suas próprias ambições. Mecanizado, cheio de movimentos repetitivos prontos para afastar qualquer ameaça aos seus planos de realização de vida. Que vida? Essa vida que você está deixando para viver no futuro.
Definitivamente a felicidade não está no futuro. A felicidade está no agora, nos laços que construimos, no compromisso que firmamos com as pessoas e com nós mesmos de sermos melhores a cada dia. Do que adianta ter tudo no futuro se no caminhos deixarmos as pessoas que amamos, a nossa essência, o que nos faz bem? Somos seres humanos, não máquinas com promessas de atingir seu ápice daqui a sabe-se lá quantos anos.
Fico triste cada vez que vejo alguém atribuir ao futuro tanta responsabilidade. "Não vê que o futuro é você quem faz?" Faça valer agora. A vida é curta demais para perdemos tempo deixando para vivê - la no futuro. Viva o hoje, dê o melhor de si no que fizer e o futuro será só uma concretização dos seus atos.
Eu não desisto das pessoas, não desisto do que sinto por elas. Espero que um dia minhas palavras possam fazer algum sentindo... e que não seja nem no presente, nem no futuro, que seja no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário